casacorpo

PROFESSORAS 2019

 

Provocadoras / Facilitadoras

 
Andrea Fernandéz (Buenos Aires/ARG)

Andrea Fernandéz (Buenos Aires/ARG)

ANDREA FERNANDEZ (ARG)

Bailarina e professora envolvida no desenvolvimento e estudo do Contato Improvisação na Argentina; professora certificada e mestre no método DanceAbility; e co-diretora do projeto Danza Sin Limites. Realizou seus estudos em dança em Buenos Aires no Taller de Danza Contemporánea do Teatro Municipal General San Martín e na Escuela-Taller Margarita Bali.

Estudou Contato Improvisação ao lado de grandes mestres, como Steve Paxton, Nancy Stark Smith e Andrew Hardwood e participou de vários festivais, encontros e seminários como professora da técnica. Entre eles: Contactfestiival Freiburg na Alemnaha, 1º Festival Internacional de Contato Improvisação de Montevideo, Sul Em Contato em Porto Alegre, Festival Internacional de Contato Improvisação de Buenos Aires e Instituto Superior del Profesorado de Enseñanza Artística en Resistencia.

Andrea Fernandez participou também como profissional da técnica DanceAbility na Conferencia y Perfomance, dirigida por Alito Alessi em Tijuana México, no Primeiro Seminário de Dança Inclusiva no Mal da Prata, 1º Festival Internacional de Contato Improvisação em Montevideo, Uruguai. Primeiro Seminário de Artes, Saúde e Capacidade em Santiago, Chile, entre outros.

 
Carol Barreiro (Brasília / DF / Brasil)

Carol Barreiro (Brasília / DF / Brasil)

CAROL BARREIRO (df)

Performer, produtora, pesquisadora e professora de teatro, dança contemporânea e artes marciais com bacharelado e mestrado pela Universidade de Brasília em Artes Cênicas. Percorre e participa de vários festivais de Contato Improvisação ao redor do mundo como o IV Festival Contact Improvisation de Montevideo, Encontro Internacinal de Contato Improvisação de São Paulo, ContactFestival Freiburg, Contact Meets Contemporary, entre outros.

Envolvida também com a produção artística, trabalhou em projetos como Com Tato: movimento e improvisação (UnB – projeto de extensão), e no ano de 2018 foi produtora executiva e elaboradora da 2a Edição do festival DF IMPROVISA DANÇA – Latinámerica (FAC/DF).

Integrada em 2008 na Associação Olímpica da AOWUSHU, desenvolveu seu trabalho corporal na investigação das artes marciais chinesas, sendo instrutora do estilo Tian Dí Chuan de Kung Fu e do estilo Yang de Tai Chi Chuan pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan – International Yang Chen Fu Center.

 
Erica Bearlz (Goiânia / GO / Brasil)

Erica Bearlz (Goiânia / GO / Brasil)

ERICA BEARLZ (GO)

Erica Bianco Bearlz, Jundiaí, 1978. Mestre em Artes  cênicas pela UnB, tem sua pesquisa voltada para o desenvolvimento de poéticas ponderais para dança contemporânea, a partir da ideokinesis. Graduou-se em Dança pela UNICAMP em 2002.

Foi fundadora do grupo Desvio, sob direção artística de Henrique Rodovalho. Entre 2004-2011 integra o elenco da Quasar Cia de Dança como bailarina, professora, em 2007 assume também o papel de ensaiadora e assistente coreográfica e facilitadora de workshops. Em 2011, passa a atuar como Diretora de ensaio da Giro 8 Cia de Dança, em Goiânia, onde permanece desde então. Integrou o corpo docente  do Curso Superior de Licenciatura em Dança da UFG em Goiânia de 2015 a 2017, como professora substituta. Coordena as atividades artístico-pedagógicas da Escola Casa Verde, em Goiânia, desde 2013.

 
Tica Lemos (SP)

Tica Lemos (SP)

TICA LEMOS (SP)

Tica Lemos é a introdutora da técnica Contato Improvisação no Brasil. É também uma das fundadoras do Estúdio Nova Dança, onde exerceu a função de diretora, bailarina, orientadora corporal e professora. É também fundadora, pensadora corporal e intérprete da Cia Nova Dança 4 e fundadora e diretora do “Juanita” um coletivo de profissionais que troca experiências e impressões sobre a vida por meio da dança, da música, do vídeo e da literatura. 

Sua formação universitária passou pela Faculdade de Dança Moderna da Escola de Teatro de Amsterdam (Holanda), baseada no que se conhece hoje como educação somática – ideokineses e bmc. Se especializou em diversas áreas artísticas e corporais, como capoeira, Contato Improvisação, Aikodô, dança moderna, contemporânea, estudos e treinamentos de palhaço, máscara, consciência corporal, entre outros. E é professora 5º dan de Aikido, sob a orientação do Sensei Keizen Ono Shihan, 7º dan, e da Sensei Lila Serzedelo 6º dan São Paulo.

É na técnica de Contato Improvisação que ministrou a maioria dos cursos ao longo da sua carreira. Já esteve participou de eventos como: 26º ao 29º Festival de Inverno da UFMG em Ouro Preto / MG, do Congresso Nacional de Dança - Porto Alegre / RS, 1º Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo – SP, 9º festival do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e XIV Festival de Dança do Triângulo - Uberlândia / MG

Tica Lemos possui uma trajetória marcada também por prêmios. Alguns deles são de 2010 com a trilogia “INFLUÊNCIA” que incluem os espetáculos: “influência”,  “O Beijo” e “Tráfego”.com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo pelo trabalho da Cia Nova Dança 4; de 2001 com “AS 10 +” e o prêmio de Melhor Intérprete-criadora APCA SP/SP; de 1999 com a “CIA NOVA DANÇA” com Grande Prêmio da Crítica APCA 99 pelo conjunto da obra SP/SP.

 

Provocadoras / Produção

 
Lu Celestino - produção geral

Lu Celestino - produção geral

Lu Celestino

Formada pelo tripé: dançarina, professora e militante. Atua como artista e pesquisadora na gestão e produção cultural. Fundou e coordena desde 2010 a produtora Ma1s Um Baú de Ideias que trabalha com concepção, planejamento, produção e gestão de iniciativas artísticas que semeiam a autonomia e o encontro. Atua na coordenação de produção de iniciativas que se articulam entre a criação cênica, intervenção urbana, memória e formação. Em 2013, fundou e atua como gestora da casacorpo: arranjo criativo autônomo de trabalho que atua como ponto de encontro e dispositivo para artistas, ideias e experiências. Pesquisadora e artista da dança desde 2004 junto ao ¿por quá? grupo que dança. Também realiza as inicitaivas: POR ACASO_tardes de improviso e Olhares pra Dança. Dedica-se a ouvir um bom vinil, espirrar sem pudor, jogar conversa fora, rir de si e brincar carnaval. 

 
Thamara Fagury - ass. de comunicação

Thamara Fagury - ass. de comunicação

ThAMARA Fagury

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Produtora Cênica formada pelo Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França. No ano de 2018 conclui o curso EAD em Produção Cultural do Instituto Itaú Cultural e desde 2009 procura trabalhar com a comunicação voltada ao segmento cultural. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e assistente de produção do ¿por quá? grupo que dança. Com o grupo, já esteve em projetos como TRANSporquar, comum, espetáculo dançado e POR ACASO_ AliLá. Outros projetos da qual participou são das áreas do circo e da dança. No campo circense, atuou como produtora do espetáculo Causos de Voos e Risco e assistente de produção e assessora de comunicação do 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia. No segmento da dança, atuou como assessora de comunicação na exposição Olhares Pra Dança, Mostra de Dança O Broto e o espetáculo El Tango es El Tango.